Bienal em SP - 2008

Este ano a maior feira de livros do Brasil aconteceu em SP no Anhembi.

Acabou dia 24 de agosto e, como boa leitora e escritora, fui duas vezes. Mas não se engane. Não estava tão boa assim.

Mas vamos aos seus méritos: a Bienal é a chance que você tem de conhecer seu autor preferido e ter um livro autografado. É bem interessante para despertar leitores preguiçosos. Além de vários lançamentos que estavam acontecendo por lá.

No dia 16, fui com alguns amigos autores que participaram do "Anno Domini": Anninha Luiza, Paulo Dumi, Renato Arfelli, Sérgio Sparsbrod, Helena Gomes e a Kathia, quem eu finalmente tive a honra de conhecer e mostrou ser uma pessoa sensacional! Também estavam na caravana amigos não autores como a Eduarda, a Simone e a Miriam, que também é escritora mas não participou da antologia.

Encontramos por lá o Edson Rossato, da editora Andross, o Douglas MCT, o Rafael Agostini (beijo só para ele) e o Raphael Draccon, autor de "Dragões do Éter". Este último, impossível de se conversar. Não , ele não é "blazé", esse carioca é requisitado demais. Mas quem sabe um dia!

O André Vianco estava por lá, e o estande estava cheio de vampiros. Eu não vi, infelizmente, mas o Paulo conseguiu os livros e tirou fotos dos vampiros! Ótima sacada da editora.

Na semana seguinte, tive a sorte de ir no dia 23, quando estavam Ziraldo e Maurício de Souza. Os dois são super fofos e as filas eram gigantes. Teve um menininho, de no máximo 10 anos, que estava no colo da mãe tentando ver Ziraldo. O comentário da criança foi impagável: "Nossa mãe, o Ziraldo tá velho, né?"! Sweet, ele já era velho antes de você nascer! Mas ele ficou todo contente de ver o bom velhinho ali de perto. Admito que também fiquei toda boba vendo os dois autores infantis. Gente, eu cresci lendo gibis da turma da Mônica e histórias do Menino Maluquinho. O que me surpreendeu foi a postura. Nada de frescuras, nem cara de "blazé". Ambos foram atenciosos e ficaram assinando revistinhas e tirando fotos por mais de duas horas! Fiquei mais fã ainda!

No mesmo dia tivemos o lançamento da santista Helena Gomes com o terceiro volume da saga "A Caverna de Cristais" (já aproveitei e comprei os três! - crítica em breve) e "O Vampiro antes do Drácula" da Martha Argel e Humberto Moura Neto (que está na minha lista "Comprar Já!"). Helena, Martha e Humberto estavam na mesma sintonia dos autores infantis: acessíveis, simpáticos e abertos à críticas. Gente, existe coisa melhor do que conversar com pessoas inteligentes e nada metidas? De quebra, ainda encontrei a autora Giulia Moon, outra pessoa que vale a pena conhecer, prestigiando os lançamentos dos amigos. Reencontrei alguns autores do "Anno Domini" que se tornaram ótimos amigos: o Douglas MCT e o Rafael Agostini (beijo para ele, de novo!). Ambos lançarão em breve cada um sua própria saga. Conhecendo o talento desses dois, especialmente do senhor Rafael (mil kisses), sei que, ano que vem, eles quem estarão autografando seus devidos lançamentos!


Helena autografando a saga


A variedade de livros e afins é enorme. Mas aí que está o probleminha. A grande maioria dos livros custavam mais caro que nas livrarias. Por isso não compensava muito ir pensando em "fazer compras". Sem contar que a entrada inteira custava R$10,00. Autores e professores não pagavam.


Martha, Helena e Giulia


Não tenho fotos por que não levei a máquina. Então peguei algumas emprestadas do blog da Helena Gomes!
0 Responses

    Vesper Lynd

    "Don't tell me not to live
    Just sit and putter
    Life's candy and the sun's a ball of butter
    Don't bring around the cloud to rain on my parade" - Funny Girl

    Juliana Ramos

    "Sou fera, sou bicho, sou anjo e sou mulher
    Sou minha mãe e minha filha,
    Minha irmã, minha menina
    Mas sou minha, só minha e não de quem quiser
    Sou Deus, tua deusa, meu amor"
    -legião

    Followers