
Minha amiga Julie, tanto se esforçou (inconscientemente) que acabou despertando minha curiosidade. Ainda bem. Por que o livro vale o mesmo que todos os anos na escola, incluindo o ensino médio.
1808 começa com a vinda da família Real Portuguesa vindo, ou fugindo?, para o Brasil, uma mera colônia na época. Claro que tinhamos nossa importância, mas a falta de cultura e modos era cruel. Não entrarei em muitos detalhes sobre o conteúdo do livro, que vale a pena ser lido.
A linguagem é simples, algumas cartas daquela época foram "dubladas" para o linguajar atual, e o autor consegue situar o leitor no século em questão. Conhecemos um rei diferente, uma rainha louca (será mesmo?), uma princesa que é uma peste (quem aqui não assistiu ao ótimo Carlota Joaquina, de Carla Camuratti?), curiosidades sobre Napoleão Bonaparte e muitos outros que são desconhecidos dos livros de história escolares mas que fizeram a diferença.
Em nenhum momento o livro tenta ser demagogo, mas eu torço e apóio para que 1808 seja incorporado como leitura obrigatória nas escolas. Não vejo problema algum em aprender de maneira simples, fácil e divertida.
Excelente trabalho de Laurentino Gomes.
Torço para que venham outros sobre décadas seguintes e anteriores.
By Hanna Liis.
Postar um comentário