Cotas de Produção Nacional nas TVs Pagas!

Eu falei sobre esse assunto com a Juliana, mas não lembrava muito bem os detalhes. Achei uma matéria ótima sobre o assunto na coluna do Bruno Carvalho, LiGado em Série:

"No início da semana a MTV Brasil exibiu um debate sobre um assunto que é de interesse para todo mundo que assina TV a Cabo: um projeto de lei quer impor que até 50% da programação paga seja composta por produções nacionais.

Afinal, você é a favor ou contra a imposição dessas cotas? O assunto nem chega a dividir opiniões, pois a maioria não quer que isso aconteça. Na verdade, tudo não passa de um imenso jogo de lobistas (produtores nacionais de um lado e associação dos canais de outro) e independente do que os assinantes queiram ou não, a briga vai acontecer em altos escalões. Mas sejamos francos: a ABTA está com essa de lutar em nome dos assinantes, mas só porque esse é um assunto que interessa e muito pra eles. Quando nós reclamamos das altas cotas de infomerciais estilo Polishop, imposição de dublagens, legendas porcas e excesso propagandas eles não fazem nada.

Temos que lembrar que antes de tudo eles representam os interesses dos canais e não dos assinantes e estão até buscando apoio popular com gráficos e notas dizendo que os custos do assinante vão aumentar caso o projeto seja aprovado. No entanto, concordo que a imposição dessas cotas é ridícula. Querer controlar o que nós pagamos pra assistir fere o princípio da livre iniciativa privada e isso não é de interesse público nem de longe, porque somente assina TV a cabo quem pode e quer. Aliás, esse “controle” é tão absurdo que beira a censura, algo que foi abolido de nosso Estado há 20 anos. Mas se isso acontecer, não será a primeira vez que o Congresso rasga a Constituição na nossa cara, não é mesmo? Você quer sua TV paga controlada pelo governo?"

Eu concordo com o Bruno, e você?

2 Responses
  1. É mesmo tudo muito delicado. Dizer que "o povo" não quer essa imposição é hipocrisia, mas a própria imposição também é.
    Eu, cá com meus botões, penso que eles poderiam (se estão tão interessados assim em que o público assista programação nacional)bolar alguma coisa que obrigasse os programadores a liberar o Canal Brasil e outros similares nos paoctes mais básicos das TV's por assinatura, que é o que a maioria das pessoas têm condição de assinar.
    Parece simplista, mas mostraria muito mais interesse deles com o que o público assiste.
    beijos


  2. Vesper Lynd Says:

    Eu acredito que isso também seria uma boa idéia. Mas o que eu realmente gostaria, é que houvesse maior incentivo para as produções independentes. Temos programas de melhor qualidade no Youtube com amadores, do que nos canais de TV. Pq não dar uma chance?


    Vesper Lynd

    "Don't tell me not to live
    Just sit and putter
    Life's candy and the sun's a ball of butter
    Don't bring around the cloud to rain on my parade" - Funny Girl

    Juliana Ramos

    "Sou fera, sou bicho, sou anjo e sou mulher
    Sou minha mãe e minha filha,
    Minha irmã, minha menina
    Mas sou minha, só minha e não de quem quiser
    Sou Deus, tua deusa, meu amor"
    -legião

    Followers