Eu falei sobre esse assunto com a Juliana, mas não lembrava muito bem os detalhes. Achei uma matéria ótima sobre o assunto na coluna do Bruno Carvalho, LiGado em Série:
"No início da semana a MTV Brasil exibiu um debate sobre um assunto que é de interesse para todo mundo que assina TV a Cabo: um projeto de lei quer impor que até 50% da programação paga seja composta por produções nacionais.
Afinal, você é a favor ou contra a imposição dessas cotas? O assunto nem chega a dividir opiniões, pois a maioria não quer que isso aconteça. Na verdade, tudo não passa de um imenso jogo de lobistas (produtores nacionais de um lado e associação dos canais de outro) e independente do que os assinantes queiram ou não, a briga vai acontecer em altos escalões. Mas sejamos francos: a ABTA está com essa de lutar em nome dos assinantes, mas só porque esse é um assunto que interessa e muito pra eles. Quando nós reclamamos das altas cotas de infomerciais estilo Polishop, imposição de dublagens, legendas porcas e excesso propagandas eles não fazem nada.
Temos que lembrar que antes de tudo eles representam os interesses dos canais e não dos assinantes e estão até buscando apoio popular com gráficos e notas dizendo que os custos do assinante vão aumentar caso o projeto seja aprovado. No entanto, concordo que a imposição dessas cotas é ridícula. Querer controlar o que nós pagamos pra assistir fere o princípio da livre iniciativa privada e isso não é de interesse público nem de longe, porque somente assina TV a cabo quem pode e quer. Aliás, esse “controle” é tão absurdo que beira a censura, algo que foi abolido de nosso Estado há 20 anos. Mas se isso acontecer, não será a primeira vez que o Congresso rasga a Constituição na nossa cara, não é mesmo? Você quer sua TV paga controlada pelo governo?"
Eu concordo com o Bruno, e você?
É mesmo tudo muito delicado. Dizer que "o povo" não quer essa imposição é hipocrisia, mas a própria imposição também é.
Eu, cá com meus botões, penso que eles poderiam (se estão tão interessados assim em que o público assista programação nacional)bolar alguma coisa que obrigasse os programadores a liberar o Canal Brasil e outros similares nos paoctes mais básicos das TV's por assinatura, que é o que a maioria das pessoas têm condição de assinar.
Parece simplista, mas mostraria muito mais interesse deles com o que o público assiste.
beijos
Eu acredito que isso também seria uma boa idéia. Mas o que eu realmente gostaria, é que houvesse maior incentivo para as produções independentes. Temos programas de melhor qualidade no Youtube com amadores, do que nos canais de TV. Pq não dar uma chance?