
“A vida secreta de Laszlo – Conde Drácula, do autor Roderick Anscombe, tinha tudo para ser uma obra-prima para os fãs de vampiros, em especial, do Drácula. Infelizmente, acaba se perdendo ao longo de suas 352 páginas.
Claro que devemos levar em consideração que o livro aborda o perfil psicológico do Conde, descritos em forma de diário, mas o livro não me conquistou. E olha que costumo me deixar levar muito fácil quando o assunto é vampiros e seus derivados.
A história é a seguinte: Paris, século 19. O doutor Charcot médico que alguns anos mais tarde influenciaria decisivamente Sigmund Freud - desenvolve revolucionárias pesquisas sobre a medicina psiquiátrica, promovendo sessões públicas de hipnose. Entre seus assistentes está um médico jovem e promissor, o conde Laszlo, recém-estabelecido na capital francesa. A estada de Laszlo na França, porém, será muito mais que uma viagem de estudos: fascinado tanto com as descobertas da medicina quanto com a permissividade dos costumes, o rapaz mergulha num universo de loucura, dando vazão a impulsos até então desconhecidos. Toma-se um assassino de moças, que seduz e mata numa insaciável sede de sangue. Aqui estão seus diários, meticulosos registros de suas aventuras, retrato implacável não de um monstro, mas de um homem atormentado por seus próprios e secretos desejos.
A premissa é ótima, e foi o que me levou a comprar o livro. Já no começo me senti entediada e parei a leitura ainda no primeiro capitulo. Só tive coragem de retomar o livro depois de duas semanas. Em alguns momentos, a história começa a prender o leitor de uma maneira absurda, mas consegue repelir da mesma maneira em outras partes. Talvez minhas expectativas fossem diferentes do que o livro propõe, o que explicaria minha frustração.
Mas Roderick merece algumas considerações : as “cenas” de sexo são muito bem descritas e merecem créditos. Por mais que o Conde seja rude e “animal”, as palavras são bem pensadas e colocadas cuidadosamente para não agredir quem está do outro lado.
Não é de todo ruim. Recomendo para quem gosta de psicologia, e vale uma espiada para os fãs de vampiros. Mas o livro não configura no meu TOP literatura.
Já está à venda em todo o Brasil e o preço varia entre R$20,70 (Fnac.com.br) e R$37,70 (Saraiva.com.br).
conserteza não tiraia uma virgla do q vc escreveu, o livro me chamou atenção e levei um tempo consideravel para acabar de ler, como vc disse do msm geito q me atraia me afugentava como uma mosca pra bem longe, resumindo pra mim ficou muito mas interesante depois da morte de hellene, sem falar na de thereza q ele nem comentou com detalhe q tinha a matado quase me deixou maluco quando bem depois descobri q ele tinha a matado fiquei voltando as paginas perturbado achondo q tinha pulado pagina...
Somos 3, comprei o livro atraido pela capa e a sinopse (parecia tão bom quanto Drácula de Bram Stocker), e quando vi a critica que diz: Hannibal Lecter sob a visão de Anne Rice
Não descansei enquanto não comprei, isso ja faz uns 2 ou 3 meses, eu sempre começo a ler, paro e retomo depois de algum tempo.
O que é uma pena, porque o Roderick tinha uma excelente estoria em mãos.
Vi esse livro hoje num sebo. Fiquei indeciso se comprava ou não (estava plastificado e não dava para ler trechos). Obrigado por me ajudar nessa!
Bom comprei ele faz poucos dias ainda não comecei a ler mais me falaram que existiu um Laszlo Drácula, é verdade?
O livro não é sobre vampirismo. É sobre o perfil de um assassino serial. O tema está muito ligado à outra profissão do autor.O livro, aliás, é ótimo.