O FIM DOS VIDEOCLIPES?
Eu tentei me distanciar do assunto, mas é impossível. Com a morte do meu ídolo-mór, Michael Jackson, comecei a pensar se os videoclipes se tornaram uma coisa do passado, apenas mais uma nostalgia.
Eu lembro que até o ano 2000, toda estréia de videoclipe me deixava ansiosa. Eu ficava horas na frente da televisão esperando o bendito. Foi assim com todos os videos do MJ, das Spice Girls, da Madonna e muitos outros.
Quem aí, que tem mais de 30 anos, não ficou extasiado quando viu pela primeira vez "Thriller"? Eu fiquei, e olha que nasci em 84! Até hoje lembro que assisti todo o programa da Xuxa só para esperar a estréia de "2 become 1" das Spice Girls! Meu coração palpitava!!
Mas aí apareceu a internet, a MTV entrou em decadência e teve a "sábia" (note o sarcasmo) decisão de acabar com o "Disk MTV". Os videos deixaram de serem interessantes e tornaram-se meios de explorar o corpaço das fulanas e seus devidos atributos. Ou você assiste os videos da Britney Spears por serem legais e contarem uma historinha?
Agora vejo uma certa retomada com Lady Gaga, uma artista que divide minha opinião. "Paparazzi" é um video super legal que me surpreendeu. Muito melhor que aquela bobagem de "Just Dance". Mas, por mais performática que a moça seja, não tem como sustentar todo o mercado dos videoclipes! Ainda bem que temos Katy Perry e seu ótimo "Waking up in Vegas".
Eu realmente espero que essa situação seja revertida e os videoclipes voltem a serem um evento, e que os cantores/bandas/grupos invistam nesse ramo e tenham mais opinião crítica. Mas uma coisa temos que admitir, a era dos videoclipes geniais virou lenda junto com o Michael.
A Björk que costumava (faz tempo que não acompanho) dar importância ao clipe, nessa mesma linha do clipe fazer parte da obra. Tem clipes ótimos dela, sempre acompanhando o conceito inovador das músicas. Acho que nem tudo está perdido, afterall.
Mas nada alcançará o Michael...